Retroceder NUNCA, Render-se JAMAIS e Divertir-se SEMPRE!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ReleaseTreinar Adventure 70km 14/11/2009 - Por Lucy Jesus

Que responsa essa de escrever release!! Durante a prova eu toda hora pensava - essa vai pro release. Vou escrever assim, assim e assim...

Agora, diante do meu chá de alecrim e dos meus biscoitos diet, não sei por onde começar.
Bom, chega de "embromation" e vamos para o que interessa. Essa prova foi muito especial para mim. Isso por que foi no dia exato em que comemorei 5 meses de aventura! Minha primeira experiência foi a miniprova da treinar, em 14 de junho: Dupla - Cara & Coragem - Tadeu e eu!!! Tadeu, lembra que a gente se perdeu?? kkkkkkk
Também foi especial porque pude ver o potencial da nossa equipe; aprendi a pedalar na areia; desci várias ladeiras que eu não faria nem sonhando e fiz um treking que vale um release à parte!
Treinar Adventure Barra de Itariri - Tudo começou com a montagem da equipe. Eu já havia me conformado em não participar porque nosso navegador pulou fora do barco. Rodrigo, meu eterno capitão e pai da AG2! Não nos abandone!!!
Foi quando Marcão, nosso vice-navegador de elite e persistente soldado da aventura me convenceu a competir. Tinha conseguido um navegador de primeira - Ângelo Gantuá! Também trouxe o Lívio, que participaria da sua primeira prova.Inscriçõ es feitas, reuniões feitas, planejamento também. Todo mundo treinado e empolgado!
Após o briefing nosso capitão deixou as expectativas muito claras - Estamos aqui para competir. Isso aqui não é passeio! Vou puxar de vocês hein, galera!! Quero ver sangue no olho!!!! – Primeira lição: Líder que é líder define as metas da equipe!
Isso posto, Ângelo e Marcão foram estudar o mapa; Lívio ficou dando apoio onde sabia e eu fui montar os kits de alimentação e primeiros socorros. Fiquei orgulhosa dos meus kits! Ficaram tão lindos e gostosos!!! Segunda lição: Líder que é líder usa os melhores talentos de cada um.
Sábado, 6 da manhã. Pulo da cama antes do despertador. Tudo pronto! Vamos pra largada. Tenho uma breve dor de barriga. Pensei que já ia ter que abrir o kit de primeiros socorros antes da corrida começar!! Mas tudo não passou de tensão e logo meu sistema de despejo de efluentes parou de funcionar, só voltando no domingo!
Bora pra largada. Todos montam nas bikes. Ângelo já dispara na frente - Calma criatura, a corrida não começou ainda.... Ai, Ai, pensei. Tô frita!
Marcão e Lívio saem pra remar. Ângelo e eu fomos pro treking. Meu capitão, já sabendo das minhas limitações - falta de ritmo e preguiça de correr - já providencia logo uma cordinha e vai me rebocando os 11 km do treking. Quando eu cansava ele dizia: Faltam só 10 minutos!! Eu pensava: Só se forem do relógio de Júpiter. Esse treking não acaba não, é?? Passa um monte de gente preocupada comigo - Você vai estourar a menina!! - Eu não dizia nada pra não gastar as forças.
Graças à Ângelo eu não esmoreci. Mantive um ritmo bom, sem exagerar. Fizemos o trecho em 1:20. Achei muito bom, considerando meu histórico. Ainda chegamos junto com o primeiro pelotão! Mais uma Lição: Líder que é líder sabe minimizar as fraquezas da sua equipe.
Chegamos empolgados na largada dos caiaques. Cadê os meninos?? Chegou todo mundo, menos eles! Ângelo começa a ficar impaciente e questionar nossa decisão inicial. Deveríamos ter feito ao contrário? Teria sido melhor? Sei lá!!
Chega a dupla da Aventureiros 3000. Manu quase me atravessa e nem me vê. Terá sido muito sangue no olho??? kkkkk. Pergunto a Saroca se ela viu os meninos: - Tão lá atrás. Muiiito lá atrás. Pronto! Pensei! Vamos passar o dia todo aqui... Daqui a pouco lá vêm eles - Marcão e Lívio - Que alívio!!
Fizemos uma rápida transição. Ângelo deu as dicas de orientação pro Marcão e eu arrumei o caiaque. Cadê o kit 1? Cadê nossa comida? O combinado era deixar o kit no caiaque pra dupla do treking não carregar peso. Marcão!! Cadê meu kit que eu fiz com tanto carinho?? Você esqueceu no hotel!!!!!!! !! Bom, depois de soltar os "bregue" nos dois, me contentei com meu carbogel e minha água. Eles tomaram um gatorade e se mandaram pro mato.
Remar - que delícia! O início da perna de canoa parecia um rafting. O caiaque ia de um lado pro outro e Ângelo teve dificuldades com o leme. Daqui a pouco, lá vem o tronco. Vai bater, Ângelo. VAI BATER!!!. Vira pra esquerda, ESQUERRRRDA! !!! Vamos passar por baixo!- Diz Ângelo sem se alterar. Não dá!! Grito eu! Ele pulou na água e tentou puxar o caiaque comigo deitada. Fiquei presa pela barriga que já tava colada das costas!
Vou pular, Ângelo!!! - Antes que ele pensasse em responder eu já tinha pulado e estava agarrada no tronco. Depois do que eu passei no mar, durante o treino anterior aquilo ali era fichinha. Passei por baixo do tronco e subi no caiaque de primeira com correnteza e tudo! O remo começou a render. Ângelo dava as ordens - Rema, Lucy! Presta atenção! Pára de falar!! Olha o remo! Olha o galho!! Sincroniza! Frequência, FREQUÊNCIA!!! - Tá bom, tá bom... tô remando! Tô remando....
Gente, eu parecia um motorzinho! Passamos por uma equipe que estava tirando o caiaque da água! Adivinha por quê??? Estavam sem a tampa do dreno!!! Acreditam?? Lembrei de novo do meu treino! Ângelo - você checou o caiaque? - Eu não!! - PORRA, Ângelo!! Checa a porra do buraco!!! - Calma mulher! A margem é logo ali! Tá com medo?? Eu disse - Não!!!! é que se essa porra tiver furada vamos ter que abandonar a prova!!!!! Era eu em um ataque de "sangue-nos- zóio"
Eu mesma olhei e me certifiquei de que estava tudo bem. Remo vai, remo vem, passamos pela Terra Bike presa nos galhos da margem. Comecei a me empolgar. Saímos quase em último e já passamos duas equipes!! Daqui a pouco, passamos por mais uma. Dessa vez eles estavam remando!! Passamos na velocidade mesmo. Aí eu me empolguei de vez. Parecia videogame. Passamos mais duas equipes, entre elas a Aventureiros 3000!! Acreditem!! Passei vocês!!! Ítalo, você é meu ídolo!!! Mas foi gostoso te passar!!! Acho que fizemos essa perna em uns 50 minutos, pelas contas do Ângelo. Mandamos bem!!!
Bom, chegamos. Saí do caiaque trocando as pernas e chamando por mamãe!! Comida!!! A caixa estava lá!! com o kit 2 me esperando!!! Posso comer, chefe??? Conforme orientação do meu líder - Transição primeiro, comida depois!! Já de capacete e luvas devorei meu kit e servi os meninos que chegaram do treking logo em seguida. Adorei fazer esse papel de gerente de suprimentos!
Todos devidamente comidos e hidratados. Vamos montar nas bikes. Lívio estava visivelmente semi-morto. Marcão estava cansado também, mas no pique! Estava motivado porque fez sua primeira navegação sozinho e se saiu superbem! Parabéns Marcão! Você tem futuro!
Pensei eu: Agora o bicho vai pegar. Faço treking desde pequenininha, até que remo bem porque aprendi com mestre Ítalo, mas na hora da bike.... hummm....
Bora pedalar. Ângelo botando a maior pressão e eu dando tudo de mim. A perna já ardia por antecipação, mas lá fui eu. Até gostei do push-bike do início. Assim, eu não teria que pedalar muito. Quando deu pra pedalar, fomos rendendo mais. Ângelo o tempo todo dava apoio e em alguns momentos me rebocou. Subi quase todas as ladeiras e desci uns 50%. Senti que progredi bastante.
Lá pelo meio eu já estava xingando a areia. Queria pedalar e não conseguia. O push-bike tava perdendo a graça... Ângelo pacientemente me ensinou a pedalar na areia!! Daí, não parei mais... Só nas descidas, é claro - kkkkkk.
Em determinado trecho vi que Lívio estava ficando pra trás. Voltei pra falar com ele e o pobrezinho se desmantelou na minha frente!!! Fiz meu primeiro atendimento de primeiros-socorros! Lembrei das vezes em que eu pifei e como a turma me acudiu. Depois de dar água pra beber e jogar o que sobrou da minha água na nuca do pobre, o fiz deitar na sombra com as pernas um pouco levantadas. Tentei acalmá-lo enquanto pensava que eu não tinha mais água! Passou uma equipe perguntando se eu queria ajuda. Eu disse – EU QUERO O ÂNGELO! Manda ele voltar! (na verdade eu queria o kit de medicamentos que estava na mochila dele!!!)
Ângelo voltou logo - O que houve? - Exaustão, Ângelo! Quem?? Você? - Não!!! Ele - apontei pro montinho a que Lívio se reduzira, todo encolhido debaixo de um pedaço de sombra.
Preparamos a misturinha de hidratação que o pessoal da Treinar nos deu. Sucesso!!!! Lívio ficou bom rapidinho. Nessa brincadeira, e também devido a alguns atrasos causados por mim em ladeiras assassinas, tomamos o primeiro corte. Chegamos no PC6 depois das 14:20.
Ângelo ficou visivelmente decepcionado. Todos ficamos. Tínhamos chance de pegar esse PC sem tomar corte. Faltou tão pouquinho!!!
Tudo bem! Vamos nessa! A corrida só acaba quando termina. Pedala, Pedala, Pedala! Pedra, ladeira, areia, areia,.... areia..
Teve uma ladeira que resolvi encarar. AH!! Essa é fácil!! É parecida com as de Abrantes!! Quando já não dava mais pra desistir ela mostrou sua verdadeira face!! Não acabava nunca, tinha buracos e ainda fazia curva!!! Eu rezava tanto!!!! Quando a ladeira acabou eu tremia toda. Os meninos não viram porque estavam mais adiantados.
Passado o susto, comecei a sentir fraqueza. Desci pra empurrar a bike e não conseguia montar mais. Ângelo veio em meu socorro. Você está bem? Tô!!! NÃO!!! Não agüento mais pedalar!!! Paramos de novo. Ângelo teve uma paciência bíblica. Toma água, come, hidrata, chora.....
Depois de descansar um pouco, Ângelo tentou me montar na bike e sair me rebocando. Uma senhora escorada no parapeito de uma janela comentou: "Tadinha! Tá cansada, filha? Quer entrar e descansar um pouquinho?" Quase choro de novo! Agradeci e resolvi tomar vergonha na cara e pedalar. Afinal, sou uma atleta ou saco de batatas???!! !
Daí em diante, desliguei. Não me lembro mais onde passamos. Eu só pedalava ou empurrava a bike. Não falava com ninguém. Eu só pensava assim – Anda mulher!! Temos que chegar no final dessa prova!!!!
Depois de um determinado PC, que não lembro qual, alguém disse que a gente ainda poderia escapar do corte de segurança. Vi um monte de gente pedalando. Pedalei também. Aí veio outra ladeira. Fui descendo, descendo, descendo. O vento na cara, a curva, o medo, minhas rezas acabaram.... . a corrente soltou. Lá vem o pânico de novo...
Fui levando a bike pro ladinho da estrada. Não sei como, consegui parar antes da ladeira terminar. Fiquei lá. Torrando no sol. Tentando encaixar a corrente. Cadê minha equipe?? Todo mundo já foi. Não passava ninguém. Eu não tinha água nem comida! Vou morrer!!!
Pôrra nenhuma! Deixa de frescura e bota essa corrente no lugar. Pedalei até achar minha turma que não estava muito longe, devido a um novo trecho de push-bike.
Navega daqui, navega de lá - achamos a Estrada do Côco. Asfalto. Lisinho. Lindo!!! Só descida!!!! As bikes passavam zunindo!! Pensei - Ou eu desço essa pôrra ou vamos chegar amanhã de manhã. Desci. Freando, claro! Mas desci. Na hora de atravessar a pista, quase atropelo Ângelo - hehehehe.
Todo mundo parou no côco e eu fui me embora - Tava empolgada e finalmente queria pedalar!!! Bora, galera!! Gritei! Achando que eles estavam me esperando. Só escutei o grito! - VOLTA!! Vamos tomar o corte de segurança!
Que pena! Nessa hora eu queria continuar. Mas tudo bem. Fizemos uma pausa e ainda ajudamos o comércio local: água de coco pra todo mundo. Coca-Cola pra mim (tava com medo de passar mal de novo).
Retomamos o caminho. Como os meninos têm mais pernas que eu, logo se distanciaram de novo. Mas como não havia mais ladeiras, decidi que ia pedalar. E haja pedal! Na areia fofa! Em dado momento, passei pela Carina da Terra Bike me dando a maior força! Aí bateu o orgulho e pedalei mais ainda. Ainda vi, Gabi, Mauroba e mais um monte de gente que nem lembro. Estavam indo pra segunda perna de treking .
Marcão s ficou me esperando num trecho do caminho e chegamos juntos na largada. Acabou??? Não!! Falta o PC 12!!! Bora pro farol. Mais 2km de treking!! Bora!! Eu tava pilhada!! Ângelo queria concluir a prova, Marcão também. Lívio queria pedir arrêgo.
Decidimos pegar o PC 12 por pura honra! Ângelo caiu no papo do organizador e tirou o tênis. Lívio fez o mesmo. Eu que não sou trouxa e amo meus pezinhos, fiquei bem calçadinha, assim como nosso vice-navegador, Marcão.
Saí puxando a galera. Bora gente!! Só faltam 2 km!!! Ângelo vinha atrás xingando a mãe do organizador! Tá cheio de espinho aqui!! Ai meu pé!!! Foi aí, gente que eu ganhei meu dia!!! Digo eu: "O que foi capitão? Tá precisando de reboque????? " kkkkkkk
Ângelo foi ferido em seu orgulho e resolveu esquecer da dor. Achamos um caminho mais curto para o Farol e chegamos lá um pouquinho antes da Makaíra!! Que delícia. A gente sabia que tinha tomado os dois cortes e eles não, mas a sensação foi boa assim mesmo!
Quando olhamos para o pôr do sol, lá no alto do farol, foi lindo! O cansaço foi embora. Aquela vista compensou tudo! Rolou até uma corrida entre Fábio Neri e Ângelo na descida do Farol. Foí hilário!
Voltamos pra largada e ainda fizemos graça pra passar no pórtico. Marcão botou a maior pilha pra gente chegar correndo todo mundo junto. Lívio não dava mais um passo, com espinhos no pé, na perna e em outros lugares privados... Mas quando ele viu o pórtico de chegada, se empolgou e correu também. Tá tudo filmado e fotografado. Vocês vão ver.
Lição aprendida: Liderar é comemorar cada pequena vitória!!
Nossa equipe é novata, mas tem muito potencial. Fizemos uma ótima prova, considerando nosso nível de treinamento e experiência.
Marcão - você é um navegador de primeira!
Lívio - Tava escondendo o jogo, né? Depois do susto, tava pedalando que nem o coelhinho da duracell!!
Ângelo - você é um verdadeiro líder. Aprendemos muito com você. Planejamento, organização e foco! Acho que essa prova foi um aprendizado para você também. Imagino sua angústia em querer render mais e ao mesmo tempo ter que trazer a equipe consigo. Valeu por tudo!!!
Não sei qual foi nossa classificação ainda, mas não importa. Sei que nos saímos muito melhor que na prova anterior. Estamos evoluindo. Todos nós!!!

Adorei a prova, a organização, o lugar e o clima da galera. Tudo muito bom!

Estamos todos de parabéns!

Um beijo aventureiro para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário